top of page
Documentário produzido pela Comissão Pastoral da Terra (CPT-BA), em parceria com o Movimento pela Soberania Popular na Mineração (MAM-BA), denuncia os impactos que as instalações e as atividades de usinas de energia eólica vem produzindo na região conhecida como Alto Sertão da Bahia.
Muito se tem debatido a nível mundial sobre a necessidade de uma transição energética nas últimas décadas, apontando-se os impactos que as matrizes que utilizam combustíveis fósseis são muito poluentes e prejudiciais para o meio ambiente. O mote da “energia limpa” conquista e convence da sua suposta gama de benefícios.
No documentário “Transação energética: os conflitos gerados por usinas eólicas no Alto Sertão da Bahia” busca-se mostrar outro lado dessa questão: os conflitos fundiários e socioambientais gerados pelas diversas fases de projetos de energia eólica, desde o momento da decisão do local de sua implementação até as atividades fins.
Atuação: Produção, Captação de imagens, Roteiro e Entrevistadora.
Acesse a ficha técnica completa e saiba mais sobre o doc aqui.
Este documentário foi desenvolvido na disciplina de Vídeo Educativo ofertada no curso de Comunicação Social - Rádio & TV da Universidade Estadual de Santa Cruz, tendo como objetivo discutir os impactos socioambientais causados pelo Complexo Logístico Intermodal Porto Sul (CLIPS) a partir das experiências dos moradores do município do Alto Sertão - Caetité, e de moradoras do litoral Sul da Bahia - Ilhéus. Busca-se construir, portanto, um material educativo que informe a população acerca das problemáticas em volta do CLIPS.
Atuação: Produção, Captação de imagens, Performance musical, Entrevistada.
Acesse a ficha técnica completa aqui.
Videorreportagem apresentada ao curso de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Anhanguera Educacional (Itabuna-BA) como requisito para obtenção do grau de bacharel em Jornalismo.
Disciplina: Trabalho de Conclusão de Curso II
Produção/ Direção: Helenna da Silva Castro
Edição: Franklin Camargo
Orientador: Prof. Me. Jeremias Barreto Souza
Durante a manhã do dia 12/03/2022, a Frente 8 de Março, composta por mulheres de diversas organizações políticas da cidade de Ilhéus, realizou o PIT STOP PELA VIDA DAS MULHERES, BOLSONARO NUNCA MAIS. O ato marca uma intervenção referente ao mês de luta das mulheres.
Video apresentado à disciplina Introdução ao Audiovisual como concorrente no II Curta Unime (2019).
Docente: Profª Ma. Roberta Miranda
Produção/ Direção: Helenna da Silva Castro
Edição: Helenna da Silva Castro e Stephany Gerogiannis
Prêmios: Melhor Filme e Melhor Fotografia
bottom of page